Como ter uma alimentação Saudável



Ter uma Alimentação  saudável e equilibrada é uma parte importante da manutenção da boa saúde e pode ajudá-lo a se sentir melhor.

Isso significa ingerir uma grande variedade de alimentos nas proporções corretas e consumir a quantidade certa de alimentos e bebidas para alcançar e manter um peso corporal saudável.

Grupos alimentares na nossa dieta

O Guia Eatwell mostra que para ter uma dieta saudável e equilibrada, as pessoas devem tentar:

• refeições de base em alimentos ricos em amido, como batatas, pão, arroz ou macarrão
• ter algumas alternativas de laticínios ou laticínios (como bebidas à base de soja)
• coma alguns feijões, leguminosas, peixe, ovos, carne e outras proteínas
• escolher óleos insaturados e se espalhar e comer em pequenas quantidades
 beber grande quantidade de líquidos

Se você tem alimentos e bebidas com alto teor de gordura, sal e açúcar, use-os com menos frequência e em pequenas quantidades.

Tente escolher uma variedade de alimentos diferentes dos cinco principais grupos alimentares. A maioria das pessoas no Reino Unido come e bebe muitas calorias, muita gordura, açúcar e sal, e não frutas, vegetais, peixes oleosos ou fibras.

Frutas e legumes: você está recebendo seus 5 por dia?

As frutas e verduras são uma fonte vital de vitaminas e minerais e devem representar pouco mais de um terço dos alimentos que ingerimos todos os dias. 

É aconselhável que comamos pelo menos cinco porções de uma variedade de frutas e vegetais todos os dias.

Há evidências de que as pessoas que comem pelo menos cinco porções por dia têm um risco menor de doença cardíaca, derrame e alguns tipos de câncer.

Comer cinco porções não é tão difícil quanto parece. Apenas uma maçã, banana, pêra ou fruta de tamanho similar é uma porção (80g). Uma fatia de abacaxi ou melão é uma porção. Três colheres de sopa de legumes é outra porção.

Ter uma banana fatiada com seu cereal matinal é uma maneira rápida de obter uma porção. Troque seu biscoito no meio da manhã por uma tangerina e adicione uma salada ao seu almoço. 

Tenha uma porção de vegetais com o jantar, e coma frutas frescas com iogurte natural à noite para alcançar seus cinco por dia.


Alimentos ricos em amido na sua dieta

Os alimentos ricos em amido devem constituir pouco mais de um terço de tudo o que comemos. Isso significa que devemos basear nossas refeições nesses alimentos.

Batatas com as peles são uma grande fonte de fibras e vitaminas. Por exemplo, quando tiver batatas cozidas ou uma batata de jaqueta, coma também a pele.

Tente escolher variedades integrais ou integrais de alimentos ricos em amido, como arroz integral, massas integrais e pão branco integral ou integral. Eles contêm mais fibras e, geralmente, mais vitaminas e minerais do que as variedades brancas.

Leite e produtos lácteos: escolha variedades com baixo teor de gordura

Leite e laticínios, como queijo e iogurte, são boas fontes de proteína. Eles também contêm cálcio, o que ajuda a manter os ossos saudáveis.

Para aproveitar os benefícios de saúde dos laticínios sem consumir muita gordura, use semi-desnatado, 1% de gordura ou leite desnatado, bem como queijos duros com baixo teor de gordura ou queijo cottage, e iogurte com baixo teor de gordura e menos açúcar. 

As alternativas lácteas sem açúcar e fortificadas com cálcio, como leites de soja, iogurtes de soja e queijos de soja, também contam como parte desse grupo de alimentos e podem ser boas alternativas aos produtos lácteos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como ter uma alimentação Saudável

Ter uma Alimentação  saudável e equilibrada é uma parte importante da manutenção da boa saúde e pode ajudá-lo a se sentir melhor. ...